FECHECLER Virtual

Como peça indispensável para a Moda Moderna, me aproprio
desse nome para virtualmente escrever sobre o exercício da moda.

Blog Fechecler Virtual,
por Giovana Palladini


"Segundo estudos, o primeiro fecho éclair foi inventadopelo engenheiro Whitcomb L. Judson, em 1891 nos EUA. Consistia numa séria de ganchosque se prendiam a pequenas argolas. Utilizado principalmenteno calçado e nossacos de correio.
Apesar de ser prático, este tipo de fecho não era muito eficaz porque abria com alguma frequência. Foi no primeiro quartel do século XX que surgiu o protótipo do atual fecho éclair (zipper). O engenheiro sueco Gideon Sundback desenvolveu a ideia de Judson substituindoos ganchos e as argolas pelos chamados dentes metálicos. A partir desta data o fecho éclair foi sendo aperfeiçoado e a sua utilização indispensável ebastante variada."

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Recordando o cheiro....

Outro dia estava reparando a prateleira do meu banheiro e fui vendo diferentes embalagens, cores, formatos, de diferentes materiais, foi quando eu deparei com a ideia do quanto é importante o frasco de cada loção, cada perfume, cada sabonete.
Os mais bonitos ainda acho que são os Perfumes da Guerlain. Eu, particularmente, gosto muito!
Já temos um ditado que diz: " Que os melhores perfumes estão nos menores frascos". Isso é mesmo verdade, pois acho que as embalagens menores são mesmo mais bonitas e compactas.
Os Perfumes são antigos conhecidos do HOMEM.  Sua origem se perde no tempo. O perfume é um artigo muito antigo, sua múltipla utilização quase sempre acompanhou o desenvolvimento das civilizações.
Inicialmente era utilizado somente em rituais religiosos, quando queimavam-se perfumes em oferenda aos deuses. Pesquisando pude constatar que teve influência das mulheres orientais que se perfumavam, como a Cleópatra.
A palavra perfume vem de “per fumum”, ou através do fumo, de onde eram obtidas as primeiras fragrâncias aromáticas.
Um ponto que muita gente não sabe é a diferença entre o EAU PARFUM e EAU TOILLET.
Os grandes alquimistas da Industria Cosmetica mundial, diferenciaram essa classe através da concentração do extrato do perfume.

Extrait ou parfumÉ o produto mais nobre da linha; e também o mais envolvente e o mais rico dos produtos alcoólicos. Possui uma concentração de essência (óleos essenciais) em torno de 15% a 20% - álcool 96%. Duração na pele: 12 a 20 hs.
Eau de parfum, parfum de toilettePermite um perfumar mais sutil e marcante ao mesmo tempo. A base perfumada é ligeiramente modificada e sua concentração se situa entre 10 e 15% de óleos essenciais. Duracão na pele: 6 a 8 hs.
Eau de toiletteA base perfumada é modificada para ressaltar as notas frescas e sua concentração pode variar de 5 a 10%. Duração na pele: 4 a 6 hs.
Eau de cologneA base perfumada é simplificada e as notas de cabeça são acentuadas, o que dá uma sensação de maior frescor. Neste caso, a concentração é de 3 a 5%. Duração na pele: efêmero. Ideal após o banho.

Algumas pessoas, acham que o Toillet é mais fraco, portanto é para ser usado durante o dia, isso não deixa de ser uma verdade, pois durante o dia transpiramos mais, nos movimentamos constantemente e por isso é preciso ser algo mais suave, principalmente em um país tropical como o Brasil.
As Marcas como Guerlain, Givenchy, Armani, Carolina Herrera, Lacoste, etc etc etc... geralmente quando lançam uma fragancia, lançam os 3 ou 4 tipos da tabela acima para o consumidor. O que muitas vezes nos levam a comprar um cheiro, e quando chegamos em casa percebemos que é diferente daquele que sentimos em um outro dia, ou com alguem, além da pele o perfume é algo dificil, pois nem sempre acertamos o clima em que vamos usar e a ocasião em que estará em questão.
A grande perfumaria francesa, baseada em composição elaborada de perfumes e extratos, data do final do século XIX onde atingiu um grau de desenvolvimento magnífico.
A Belle Epoque, os pós-guerras e os anos 70 são grandes épocas no mundo dos perfumes.
Foi quando perguntaram para Meryl Morrow  o que ela usava e a mesma ironicamente, respondeu, " Chanel 5", grande consagração da Marca daí por diante...
Voltando a sua origem, os Perfumes estão ligados a uma sensualidade primitiva; depois, divinos e místicos, como forma de sedução e adorno, reservado a uma elite, antes de se tornarem o que nós conhecemos hoje.
O criador dos perfumes é chamado familiarmente de “nariz”, em francês "nez". Um bom nez é dotado de uma  imaginação criativa e de uma grande memória olfativa que ele exercita como um grande pianista.
São extremamente variadas e numerosas. A perfumaria é, sem dúvida, a arte que utiliza o maior número de matérias diferentes.

Atualmente, centenas de produtos naturais e milhares de produtos sintéticos são corretamente utilizados em perfumaria. Matérias-primas para perfumes são encontradas no mundo inteiro; muitas vezes são raras ou difíceis de serem encontradas e, por isso mesmo, cada vez mais caras.


Um perfume é concebido para se desenvolver no tempo, por isso é classificado em notas;
  • notas de cabeça que devem prender a atenção desde o primeiro segundo
  • notas de coração que se desenvolve e se enriquece gradualmente
  • aí ele permanece com as notas de fundo que dão o rastro e perduram na recordação
As mesmas devem permanecer sem enfraquecimento até o final. Indicamos aqui quais os produtos responsáveis pelos 3 momentos do perfume:
- Nota de cabeça : Hesperideas (bergamota, laranja, tangerina) e também, lavanda, estragão, louro e manjericão.
- Notas de coração: Essência rosa, gerânio, neroli. Estes produtos são chamados modificadores.
- Notas de fundo: Essência de jasmim, sândalo, patchouli, vetiver, musgo de carvalho, civete, almíscar, âmbar, baunilha. Esses são chamados fixadores.
Além desta estrutura, um bom perfume deve ter qualidades técnicas: deve ser forte, persistente e deixar um rastro.
Enfim, sua elaboração deve ser homogênea de modo que sua evolução (nota de cabeça, de coração, de fundo) tenha uma característica comum. Um compositor de talento deve saber obedecer a todas as leis para criar um perfume que irá agradar ao público.
tabelas : www.perfumes.com



3 comentários:

mara disse...

Hummm! Giovana, pelo aroma, que este texto fez chegar até nossa MUcoca, senti que serei "tiete" de seu Blog. Até já sou "sócia" dele... Prometo seguir seus conselhos que, sei, serão de puro bom gosto. Só não vi o Calandre, do Paco Rabanne, que consegui encontrar depois de muitos anos, a fim de me recordar dos bons tempos de faculdade... Saudade - sempre ela! (sorrindo) Mas todos os perfumes citados são MARAvilhosos! E o que aprendi... Valeu! Beijão e sucesso neste belo trabalho. mara

JULIANA ANANIAS disse...

Nossssssssa Giovana, alem de linda eh uma mulher fina. Adorei, vc tem otimas dicas, ja aprendi muitas delas hj com vc... Sucesso ... bjss
Juliana Ananias

Giovana disse...

Juju, vc é uma fofa!
Precisamos trocar mais ideias, para que o Blog sempre fique atual e com dicas novas...
um beijao