FECHECLER Virtual

Como peça indispensável para a Moda Moderna, me aproprio
desse nome para virtualmente escrever sobre o exercício da moda.

Blog Fechecler Virtual,
por Giovana Palladini


"Segundo estudos, o primeiro fecho éclair foi inventadopelo engenheiro Whitcomb L. Judson, em 1891 nos EUA. Consistia numa séria de ganchosque se prendiam a pequenas argolas. Utilizado principalmenteno calçado e nossacos de correio.
Apesar de ser prático, este tipo de fecho não era muito eficaz porque abria com alguma frequência. Foi no primeiro quartel do século XX que surgiu o protótipo do atual fecho éclair (zipper). O engenheiro sueco Gideon Sundback desenvolveu a ideia de Judson substituindoos ganchos e as argolas pelos chamados dentes metálicos. A partir desta data o fecho éclair foi sendo aperfeiçoado e a sua utilização indispensável ebastante variada."

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Da Grécia às Ruas



 


Muito mais elegantes que os populares e nada glamourosos "Tqc's"(tomara que caia's), há várias temporadas, e se pararmos para pensar, desde Antes de Cristo (a.c) as peças de um ombro só ganham cada vez mais espaço em nossos closets.
Nas mais diferentes estampas, tecidos, casual ou chic para a noite e o dia, as roupas de um ombro só vêm sendo releituras da Indumentaria Grega cada vez mais traduzidas ao nosso dia-dia. Enquanto na Grecia de Alexandre - O Grande (30a.c) já poderíamos ver nas sedas (do Oriente), no Linho, nas Lãs, tingidas pelas plantas da natureza ou pelo insetos encontrados na época, os nobres e mais bem sucedidos abusavam dos diferentes acessorios e qualidade nos tecidos, vestindo homens e mulheres com modelos presos do lado direito por um bronche, a mesma roupa uma mistura descrevia as diferenças sociais acrescidas do privilegio, e do pioneirismo da vestimenta.
Incrivelmente bonitos, os vestidos, blusas com esse formato, são de um bom gosto único, considerando, então um  absurdo expressar opiniões como"está faltando o outro lado da roupa".
Cabe ao design da peça fazer com que nós nos sintamos bonitos como na era Helenística, modernos com a identidade das últimas tendencias.
Resolvi colocar alguns exemplos de looks com esse modelo, para entendermos o glamour do que está nos cobrindo pela metade; portanto jogue fora o seu antigo tqc e assuma um ombro a mostra, para que o imaginario misturado ao sentimento de poder se vestir como uma Deusa, possa tomar conta das ruas, imprimindo um novo estilo de se vestir com elegancia.


Imagens retiradas da Internet; vestido Lanvin

Nenhum comentário: